Canal Comunitário
Quinta, 22 de Junho de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Série mostra um Brasil que sofre com a negligênca na saúde
Doença do Silêncio é a nova série de reportagens especiais do Bom Dia Brasil que você acompanha, a partir dessa quarta-feira (10). A tuberculose na Rocinha é um tema a ser abordado no programa
Série mostra um Brasil que sofre com a negligênca na saúdeNessa quarta-feira (10), o Bom Dia Brasil começa a exibir uma nova série de reportagens especiais. E o nosso tema é saúde.

As mesmas dores, os mesmos remédios, as mesmas carências. Marcelo Canellas e Luiz Quilião viajaram milhares de quilômetros para mostrar brasileiros que sofrem todos de uma mesma mazela: a negligência. Em pleno século XXI, o Brasil tem índices altíssimos de doenças há muito conhecidas e combatidas.

Porque, então, a Amazônia sofre cada dia mais com a malária? A vila de Guajará é a maior comunidade rural do município de Anajás. Cerca de mil pessoas vivem no local. Só nos cinco primeiro meses do ano, foram confirmados 1.028 casos positivos de malária. Todo dua tem alguém doente. O bebê está com a doença. “Nesses onze meses que ela tem, já são 15 as vezes que foi atestado malária nela”, conta o pai da menina.

Porque, no Recife, Manoel só conseguiu um diagnóstico aos 33 anos de idade? Hoje ele carrega no peito a sentença de morte: o mal de chagas. E quem precisa de medicamentos precisa também fazer escolhas. “A gente consegue uma caixa de vez em quando, mas é a mais barata que tem. O mais caro a gente tem que comprar. Ou você compra remédio ou se alimenta direito”, explica dona Josefa. A escolha de dona Josefa foi a de comprar a comida. Para o remédio não dá.

Porque 100 mil casos de tuberculose são diagnosticados a cada ano? Em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, o triste título para a Rocinha. “A Rocinha tem mais de três vezes a média do Rio de Janeiro que é semelhante a países como Bangladesh, Paquistão, algumas áreas da Índia. São países de altíssima incidência”, ressalta uma médica.

Tuberculose, mal de chagas, malária. Pobreza, preconceito, desinformação que se perpetuam à sobra dos números oficiais. “É muito triste você perder uma pessoa - mãe, ou filho, ou irmão - de uma doença curável”, diz uma senhora.

Doença do Silêncio é a nova série de reportagens especiais do Bom Dia Brasil que você acompanha, a partir dessa quarta-feira (10).

Fonte: Expresso MT
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados