Canal Comunitário
Quinta, 30 de Março de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
GBCR - Grupo de Breaking Consciente da Rocinha
GBCR - Grupo de Breaking Consciente da RocinhaO Bboy Lilou recebe das mãos de Luke o cd do GBCR. Berzó, um dos líderes da Ong, só observa. Foto: Blog oficial

Rocinha, Rio de Janeiro, RJ — O GBCR trabalha para contribuir na transformação social das comunidades carentes de informações e cultura através de oficinas culturais, apresentações, workshop, e demonstração de filmes e debates ligados a assuntos de interesse dos educandos. O GBCR (Grupo de Break Consciente da Rocinha) é uma equipe que realiza trabalhos sociais utilizando os elementos da cultura hip hop, quais sejam:

 

- O GRAFITTI: desenho e criação artísticas de figuras e imagens com spray;

- O RAP: ritmo e poesia através da construção de letras musicais e expressão vocal;

- STREET DANCE: expressão corporal e movimentos de dança no break;

- DJ – reconhecimento, produção e expressão de sons e ritmos através de aparelhagem de som;

- CONHECIMENTO – que é introduzido através da reflexão dos acontecimentos do cotidiano do cidadão em sua comunidade, cidade e no mundo, e através desse processo buscar o conhecimento necessário que possa fazer com que os indivíduos tenham noção de seus direitos e deveres enquanto cidadãos de uma sociedade democrática.

O conhecimento é fator fundamental para que os cidadãos passem de indivíduos passivos na sociedade, para cidadãos conscientes, atuantes no microcosmos em que vivem, e portanto se tornem células de expansão e reprodução de um novo comportamento frente aos acontecimentos contemporâneos que os cercam.

GBCR é considerado o principal expoente do break no Rio de Janeiro, sendo reconhecido pela cultura hip hop, nacional e internacional, como um grupo que a representa de forma autêntica. O GBCR ao longo desses nove anos vem promovendo, com qualidade e seriedade, tanto as apresentações artísticas, como também a orientação e conscientização das questões que atravessam a comunidade, principalmente aquelas que atingem mais diretamente crianças e jovens.

Em função desse reconhecimento pelas diversas comunidades carentes de nosso Estado, o GBCR vem atuando em oficinas de arte para crianças, jovens e adultos em locais como o Complexo da Maré, em escolas daquela região e no CEASM, na Comunidade da Rocinha, no Morro dos Prazeres e futuramente pretende atuar na Fundição Progresso, na Lapa.


Atuação na Rocinha

A Rocinha é uma das maiores favelas da América Latina com cerca de 200 mil habitantes. A comunidade se encontra com falta de recursos culturais para ajudar e contribuir na transformação social de seus moradores. Para preencher essa lacuna cultural é que existe o GBCR.

O grupo em seus mais de dez anos de existência ainda não contou com nenhum patrocinador ou financiador de peso, mas seus componentes continuam trabalhando para conseguir elevar a cultura hip-hop no mais alto patamar. Ano passado a ONG firmou parceria com o vereador Claudinho da Academia e através de um projeto social apoiado pelo vereador, leva dignidade e cidadania a moradores carentes da comunidade, oferecendo gratuitamente assistência jurídica, balcão de empregos, serviços de despachante, assistência social, entre outros serviços essenciais.


VISITE O BLOG OFICIAL DO GBCR



Fonte: Redação Rocinha.org
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados