Canal Comunitário
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Vila Canoas têm: 'Para Ti, Amizade e Solidariedade'
Conheça um Projeto Social que existe em Vila Canoas, comunidade também conhecida como favelinha de São Conrado
Vila Canoas têm: Para Ti, Amizade e Solidariedade

Em meados de 1994, a PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) - lançou o programa FAVELA-BAIRRO para a reabilitação social e estrutural das medias e grandes favelas do Rio que representam cerca de 20% da sua população, ou seja 1.200.000 habitantes.

Para tanto, a família URANI – de acordo com COME NOI – decidiu propor à PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO a inclusão no referido programa de VILA CANOAS, embora tratando-se de favela com somente 2.000 moradores, considerando os expressivos resultados alcançados com o Centro Crianças.

A PREFEITURA aceitou em princípio a idéia que devia porém ser dirigida às cerca de. 200 pequenas favelas da Cidade que somariam ao redor de 200.000 moradores, podendo constituir a reabilitação de VILA CANOAS o projeto piloto deste novo programa de reabilitação que foi denominado BAIRRINHO.

A condição da PREFEITURA era que as obras sociais e estruturais de VILA CANOAS fossem custeadas em partes iguais entre a PREFEITURA e a EUROPA (União Européia, ONGs, Entidades, famílias).

A condição da COME NOI era que, na conclusão da reabilitação, o Município assumisse todos os onus do CENTRO CRIANÇAS de Vila Canoas.

Para canalizar as contribuições européias no setor social e operar uma coordenação geral do plano, a família Urani constituiu imediatamente, com sede na VILA CANOAS, a PARA TI AMIZADE E SOLIDARIEDADE , Associação filantrópica sem finalidade de lucro, que atuou em parceria com a ONG COME NOI de Turim (Itália), com o MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, com os ROTARY da Lombardia (Itália) e S. Conrado (Rio de Janeiro), com a Associação de Moradores de Vila Canoas (AMAVICA) e – fora da reabilitação – com a DANIELE AGOSTINO FOUNDATION de New York e o ROTARY FOUNDATION USA, tendo sido sua atuação fundamental para melhorar as condições de vida da Comunidade.

A família Urani, italianos de Turim (o pai Franco foi diretor da FIAT e responsável pelas iniciativas industriais pela mesma realizadas no estado de Minas Gerais no período 71/75), estabelecendo-se definitivamente no Rio de Janeiro em 1977, no bairro de S. Conrado, entrou em contato com una pequena favela denominada VILA CANOAS que, no ano 1979, ocupou os terrenos privados e públicos ao lado da sua casa.

Aos poucos os Urani, que mantinham freqüentes contatos com a Itália, conseguiram implementar uma ajuda organizada à Favela de VILA CANOAS que, em meados de 1989, concretizou-se na realização de um CENTRO PARA CRIANÇAS, com a finalidade de ministrar cursos pré-escolares, de reforço escolar e de artesanato a meninos da Comunidade, com a colaboração na Itália da ONG de Turim - COME NOI - e ainda de famílias italianas para sponsorship das crianças mais necessitadas. No Brasil conseguiu-se a valiosa colaboração da PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO para a merenda escolar e a realização de obras de contenção de encostas, bem como da ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO MARTINHO, especializada em infância carente, para a organização e gestão de ditos cursos.

Os resultados dos primeiros 5 anos de atividade, isto é até meados de 1994 , foram extraordinários, passando a aprovação das cerca de 100 crianças do Centro de 20% para quase 90% e construindo-se gradualmente cerca de mq. 250 salas de aulas, sendo – no período - o investimento total da ordem de USA $ 500.000 (quinhentos mil dólares), dividido entre Itália e Brasil em partes iguais.


PARA TI AMIZADE E SOLIDARIEDADE / E-mail Principal: paratiamizade@oi.com.br

Rua Cel Ribeiro Gomes, 360 – Vila Canoas – São Conrado / CEP: 22610-240  

RIO DE JANEIRO – RJ / Tel. e Fax.: 0055 (21) 3322-2869 / Tel: (21) 3322-1091




Fonte: Parati
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados