Canal Comunitário
Quarta, 28 de Junho de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Construção de Creche Modelo 'aposenta' principal point da folia de rua da Rocinha
A modernidade que começa a fazer parte da história da maior favela dá lugar á um certo saudosismo, pela eminente perda do espaço onde foram realizados animados bailes populares. O palco da Fudação foi durante muito tempo uma importante área de lazer para diversas famílias durante o carnaval
Construção de Creche Modelo aposenta principal point da folia de rua da RocinhaAtravés de manobra política do vereador Claudinho da Academia, e após longos anos, a Rocinha volta a fazer parte do concorrido calendário oficial de carnaval de rua da Ríotur. Isso aconteceu por sugestão do próprio prefeito Eduardo Paes em uma de suas visitas a comunidade, na ocasião Paes orientou o vereador a procurar seu secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, e despachar direto o pedido. Claudinho seguiu a orientação dada e fez a solicitação que prontamente foi aceita. Portanto, em 2011 a Rocinha volta a ter aqueles bailes populares realizados pela Prefeitura.

É... mas o carnaval de rua da Rocinha não será mais o mesmo, garantem os mais antigos. Saudosos, alguns moradores lamentam a falta que o espaço da garagem das Fundação fará, mesmo sabendo que é por um motivo nobre.

- Vejo a falta desse espaço com muita tristeza, com saudade. Era uma coisa que todo ano a gente esperava, isso por muitas gerações. Quem conheceu a Rocinha há 30, 40 anos atrás sabe que ali sempre foi o foco do carnaval na comunidade - Diz Francisco Ferreira Filho, 62 anos, conhecido como Cabo Chico.

A UPMMR (União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha) ainda tentou sem sucesso uma última cartada, solicitou ao consórcio que administra as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), uma espécie de terraplanagem no local para que a Rocinha pudesse ter seu último carnaval ali. A idéia não foi adiante porque o canteiro de obras já está bem adiantado no local.

O que é fato é a certeza de que o ano de 2010 foi impactado pelo PAC no tocante a folia de rua. Além do tradicional espaço em frente a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, a Rocinha perdeu também a Arena do Esse, onde acontecia o já tradicional Roça Folia e seus abadás coloridos. O espaço que já comportou mega eventos como os shows de Jarule e Claudia Leite, hoje é pacato e silencioso, no local está sendo construído um moderno hospital já em fase de acabamentos.

Para não dizer que não teve carnaval popular na Rocinha, tivemos uma versão enfraquecida do badalado Roça Folia no CIEP Bento Rubião. Melhor que nada.


Fonte: Ocimar Santos
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Tisuru
Postado 19/9/2011 10:43:49
Sugiro que coloquem a data dos artigos postados.
ESTER
Postado 5/11/2010 22:39:02
GOSTEI MUITO DO TEXTO!!! PARABÉNS!!!
O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados