Canal Comunitário
Sexta, 21 de Julho de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Obras do PAC/ Rocinha estão na 'velocidade dez'
Túnel Zuzu Angel será interditado nesta quinta para obra do PAC. Nova passarela está sendo erguida em frente à Rocinha. Alternativa para os motoristas será a Avenida Niemeyer
Obras do PAC/ Rocinha estão na velocidade dez

Obra de construção de passarela na altura da Rocinha fecha túnel Zuzu Angel das 23 até as 05 hs da manhã em julho de 2009. Foto: Fernando Quevedo

O Túnel Zuzu Angel será interditado ao tráfego, nos dois sentidos, da meia-noite desta quinta-feira (25) até as 5h de sexta-feira (26) por conta da construção da nova passarela em São Conrado, em frente à Rocinha. Há algum tempo uma passarela provisória foi instalada no local. A idéia seria que os moradores se acostumassem com ela, para que a antiga fosse demolida e fosse viável a construção da nova, porém isso não aconteceu. A obra provisória (foto abaixo) é objeto de constantes reclamações de moradores, sobretudo idosos e deficientes, por ser afastada demais, extensa e desconfortável.

A nova passarela, desenhada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que doou o projeto pra Rocinha, liga a comunidade ao recém inaugurado complexo esportivo, e tem um desenho arrojado que faz lembrar o Arco da Apoteose, no Sambódromo. A expectativa é que o local se torne um monumento-símbolo da cidade, dando uma bela paisagem para quem passar pela Auto-Estrada Lagoa-Barra.

A obra da passarela faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade, e é uma das mais atrasadas. Além do centro esportivo e de um moderno hospital 24 horas, já inaugurados, a comunidade da Rocinha também vive a expectativa de outras inaugurações que irão revolucionar a vida dos moradores. Está previsto a construção de 144 apartamentos, dois planos inclinados (teleféricos), uma creche modelo, um centro de convivência, comunicação e cultura, além de alargamento e prolongamento de ruas internas. 


Do embate dos muros, um Parque ecológico

Do polêmico tema de construção de muros delimitadores, a Rocinha herdou um parque ecológico com 3.900 metros de extensão e 20 diferentes equipamentos para o turismo, lazer, esporte e cultura, distribuídos por uma área de 8 mil metros quadrados, na localidade conhecida como Portão Vermelho. De reuniões do Governo com as Associações de Moradores e lideranças comunitárias, a Rocinha conquistou uma ciclovia de 600 metros de extensão e dois de largura, um dos anseios dos moradores, uma praça para idosos, parque infantil e uma área chamada redódromo, onde será possível amarrar redes.

Em meio à vegetação de Mata Atlântica, a Rocinha, em diversos pontos, apresenta vistas privilegiadas, tanto da floresta como do mar. Pensando nisto, foi planejado um mirante com pérgula de madeira e um ecocentro - prédio com biblioteca, computadores, sala de conferência e de aulas de educação ambiental. Ecotrilhas, área para a prática de arborismo e um paredão de escalada integram a planta. Nada mal.

Moradores de variadas idades participaram do planejamento do Parque através da Oficina do Imaginário, um projeto que interage com o povo local, que apresentam sugestões que posteriormente são avaliadas, levando em conta o custo da implementação e da manutenção.

Hoje a Rocinha é um frenético canteiro de obras (graças á Deus), com seus uniformes azuis, betoneiras e muita publicidade, salve o PAC. Salve!

Bem, voltando ao assunto... para seguir tranquila viagem nesta quinta, a alternativa para os motoristas que pretendam cruzar o maciço Dois Irmãos será a Avenida Niemeyer, que também liga o Leblon a São Conrado. Novas interdições serão feitas nos dias 29 e 30 de março e 5, 6 ,7 e 8 de abril, no mesmo horário.



Fonte: Da Redação Rocinha.org - Ocimar Santos / Passarela provisória da Rocinha. Foto: Memórias do PAC
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
FRANCISCA KATIA DE SOUSA
Postado 23/11/2010 10:20:36
BOA TARDE SOU TECNICA DE ENFERMAGEM, QUERO SABER SE PRA TRABALHAR NA UPA VAI SER CONCURSADO OU COOPERATIVA,POIS TENHO INTERESSE EM TRABALHAR NA UPA. MORO NA ROCINHA. GRATA FRANCISCA KATIA DE SOUSA
O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados