Canal Comunitário
Quinta, 30 de Março de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Itália suspenderá o seu programa nuclear por um ano
Escolha do local é um dos assuntos mais complexos no país. Depois de fechar usinas há mais de vinte anos, governo italiano pensa em voltar a produzir energia atômica, apesar dos acidentes no Japão
Itália suspenderá o seu programa nuclear por um ano

Roma - O Conselho de Ministros da Itália vai oficializar nesta quarta-feira a suspensão durante um ano de toda a decisão relacionada à reativação de seus programas nucleares, informou nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Paolo Romani.

"Amanhã vamos declarar moratória de um ano, inclusive na busca de um local para a instalação de usinas nucleares", declarou Romani no comitê de indústria do Senado.

A Itália, um dos poucos países da Europa sem usinas nucleares, depois de fechá-las há mais de 20 anos, havia decidido inicialmente manter seu plano de voltar à energia atômica, apesar dos acidentes no Japão.

No entanto, em meio à crescente oposição da opinião pública (58%) depois do terremoto e tsunami no Japão de 17 de março passado, resolveu adotar "uma pausa para a reflexão", que se transformou em moratória de um ano.

A decisão do governo conservador de construir centrais nucleares havia sido anunciada em 2008 pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, para tentar diminuir a dependência energética da península.

Em 1987, a energia nuclear havia sido vetada por referendo, pelo que as quatro usinas que existiam até então foram desativadas.

A construção de usinas na Itália deveria começar em 2014, para entrarem em serviço em 2020.

A escolha do local é um dos assuntos mais complexos no país, principalmente porque muitos administradores locais, como as regiões de Basilicata, Campania e Puglia, fortemente sísmicas, são contrárias a sua construção.

Entenda mais sobre Energia Nuclear
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.

A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. .



Fonte: France Presse / Foto: Banco de Imagens
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados