Canal Comunitário
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Tecnologia austríaca permite digitar palavras com a mente
O Intendix é o primeiro dispositivo a oferecer uma interface cérebro-máquina
Tecnologia austríaca permite digitar palavras com a mente

O computador leva cerca de 40 minutos para identifcar a letra que o usuário está pensando | Foto: Reprodução

Hannover (Alemanha) - A empresa austríaca Guger Technologies apresentou na CeBit, que acontece em Hannover, na Alemanha, uma nova tecnologia que pode facilitar a vida de pessoas com deficiências físicas. O Intendix permite que os usuários digitem palavras apenas com a mente.

O sistema consiste, basicamente, em um eletroencefalograma, ou seja, ele analisa o comportamento das ondas cerebrais do usuário. A Guger afirma que o Intendix é o primeiro dispositivo a oferecer uma interface cérebro-máquina, conta o site CNET. Ele é formado por uma espécie de toca, que funciona como um grande eletrodo, um computador rodando um programa para Windows e um amplificador de ondas cerebrais.

O programa possui um teclado apresentado em forte contraste (preto e branco) que pisca constantemente. Para digitar um caractere, o usuário precisa concentrar seu olhar nele para que o Intendix o identifique por meio de variações nas ondas cerebrais.

O processo é um pouco demorado, levando cerca de 40 segundos para que o Intendix identifique a letra que o usuário esta pensando. O usuário demorou cerca de 5 minutos para digitar 3 letras. Nesse ritmo, demoraria cerca de 35 horas para que ele digitasse um texto de 250 palavras, explica a CNET.

Entretanto, a própria Guger afirma que um usuário mais treinado é capaz de digitar de 5 a 10 caracteres por minuto. Com esta taxa mais otimista, o processo demoraria apenas 4 horas. Mas o que são realmente 35 ou 4 horas para quem pode voltar a escrever sozinho?



Fonte: Digital & Tal
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados