Canal Comunitário
Sábado, 27 de Maio de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Devoção a Iemanjá leva centenas de pessoas a Copacabana
Devotos formaram filas para receber passes e fazer pedidos para 2011. Barco com imagem da santa foi lançado ao mar com oferendas
Devoção a Iemanjá leva centenas de pessoas a Copacabana

Os festejos para celebrar o “Sexto Barco de Iemanjá” (foto) emocionaram e atraíram centenas de devotos da "Rainha do Mar" nesta quarta-feira (29) na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. É um ritual de fé que se repete a cada fim de ano na cidade.

O evento,  promovido pela Congregação Espírita Umbandista do Brasil (Ceub), começou com a saída de uma carreata do Estácio, no Centro, e terminou com o lançamento de um barco com a imagem da santa no mar de Copacabana. Aos pés da estátua de Iemanjá de 1,80 m, flores brancas e muitos pedidos.

Durante os festejos, foram entoados hinos de umbanda e outros cânticos religiosos. Os devotos de Iemanjá ofereceram um barco de quatro metros com oferendas - muitas frutas e flores - e pedidos de paz, saúde e prosperidade encaminhados à ”Rainha do Mar".

“Essa é uma prática de mais de 60 anos. É uma festividade totalmente religiosa. O objetivo é fazer um ato litúrgico para as entidades darem o último descarrego do ano e consultas de caridades gratuitas”, explicou a presidente da Ceub, Fátima Damas.

Os devotos pediram paz, amor, saúde e harmonia. Para Fátima Damas, o ano de 2011 promete ser "bastante positivo para o Rio de Janeiro":

"A cidade tem tudo para ganhar com os investimentos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas. Esperamos que esses eventos tragam um legado importante para o Rio. É preciso também que as pessoas acreditem que esse projeto de resgate da paz na cidade seja uma coisa definitiva. A gente precisa de paz aqui e entre os povos no mundo todo", pediu.

Celebração
A celebração a Iemanjá atraiu gente de todas as idades, inclusive crianças, mas muitos idosos, como Maria Isabel Veiga, de 76 anos. "Pra mim, esse ritual transmite paz de espírito. Renova os nosso ânimos e energia para o próximo ano", disse.

Na praia, várias pessoas formaram filas para receber o último passe de 2010. As oferendas para a "Rainha do Mar" foram colocadas na altura do Posto Três, em frente à Rua Paula Freitas, e chamaram a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. 

Além de umbandistas e candomblecistas, membros da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e de outros segmentos participaram a festa em homenagem a Iemanjá.



Fonte: Aluizio Freire
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados