
Cabral com Laylla no colo - foto: Márcia Foleto / O Globo
Além de lançar o portal Rio Estado Digital, o governo também inaugurou, nesta quarta-feira, a internet gratuita no Pavão-Pavãozinho e da Rocinha. O acesso à rede vai cobrir 100% dos moradores da comunidade de Copacabana. Na favela de São Conrado, o projeto será implantado em etapas. Neste primeiro momento, o sinal vai funcionar apenas no Largo do Boiadeiro, parte mais baixa da comunidade.
- Na Rocinha, vamos chegar aos 100% de cobertura até o fim de maio - garante o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que adiantou outras áreas que vão receber o programa nos próximos meses: - Já estamos trabalhando no Complexo do Alemão, na Orla de Barra e na região do entorno da Sapucaí, que inclui três comunidades carentes da região e a Avenida Presidente Vargas.
Na área da Marquês de Sapucaí, o serviço está previsto para começar a funcionar até o início de junho. Vale lembrar que, para se conectar, basta que o computador tenha uma placa de rede sem fio instalada. Notebooks e smartphones fazem o acesso automaticamente.
Mas quem não tem um PC em casa, pode usar máquinas disponibilizadas pelo governo. No Pavão-Pavãozinho, o projeto oferece nove computadores, numa sala no prédio do Criança Esperança. A estudante Laylla Felix, de 11 anos, moradora da comunidade, comemorou a chegada da internet na comunidade.
- Achei o projeto muito legal, porque as pessoas que não tinham como usar a internet, agora vão poder - conta a menina, que foi chamada pelo governador Sérgio Cabral para subir ao palco durante a cerimônia de inauguração do programa.
"Agora os moradores da Rocinha não serão mais excluídos digitais. Todos terão acesso e serão beneficiados com a internet gratuita por meio desse projeto do governo do estado. Acompanhei todo o processo de implementação de perto e a partir de agora caberá a Associação de Moradores (U.P.M.M.R) a responsabilidade de fiscalizar o funcionamento da rede wi-fi (sem fio) e comunicar possíveis problemas e ajustes necessários." Relata o vereador Claudinho da Academia em seu site oficial.
Fonte: Da Redação Rocinha.org com informações de Gabriel Pondé / Claudinho da Academia com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso e o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Leonardo Rodrigues. Foto: Site do vereador
