Canal Comunitário
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Parceiros já estão divulgando o Barraco@dentro na rede
O blog Reboco Caído postou uma entrevista apresentando o barraco@dentro a seus seguidores e parceiros. A entrevista realizada pelo jornalista Fábio Barbosa segue abaixo na sua íntegra
    Parceiros já estão divulgando o Barraco@dentro na rede Cleber Araújo apresenta o Barraco

Por: Fabio da Silva Barbosa
Barraco@dentro é o novo projeto de Cleber Araújo. Jornalista, morador da Rocinha (RJ), ele conta o que está por vir.


 Para começar, apresente o Barraco.
Barraco@dentro é um espaço virtual destinado, principalmente, aos moradores de comunidades, mas também está aberto para todos os que se interessam por assuntos comunitários. A finalidade do site é oferecer aos moradores de comunidades um outro olhar sobre a sua realidade - diferente das mídias convencionais - usando uma lente jornalística que não seja preconceituosa, nem superficial.

 De onde surgiu essa idéia?
A idéia da construção do site já é um pouco antiga. Desde os tempos da faculdade, ficava imaginado um meio de comunicação diferenciado dos tradicionais. O fato de ser morador da favela da Rocinha também influenciou na decisão de querer criar um espaço para comunicação desse gênero – um espaço não só noticioso, mas de reflexão e valorização cultural e social. Mas, a principal inspiração desse projeto só conheci durante a produção do meu trabalho de conclusão de curso, quando fiz um documentário sobre a TV Tagarela, da Rocinha. Uma galera que faz a diferença. Dentro das suas produções, procuram levar aos moradores um pouco de reflexão sobre o cotidiano da favela, desenvolvendo a conscientização sócio-política.

Qual o maior benefício que um veículo como esse pode trazer para as comunidades carentes?
Espero que, ao adentrar nas comunidades, o Barraco esteja ajudando a valorizar uma cultura que é excluída, a desenvolver a conscientização social e política e, acima de tudo, enfatizar os verdadeiros valores das pessoas dessas regiões que não são reconhecidos pela classe média alta, nem por sua mídia representante.

 Você já trabalhava com blogs. Como eles vão ficar? O Pauta Grande continua ou para?
O blog Pauta Grande teve e tem duas funções na minha vida, apesar de não ser atualizado com frequência. Primeiro: Foi uma forma de manter-me ligado ao meu sonho de exercer o jornalismo cidadão. Já que o mercado jornalístico está difícil de emprego, principalmente para pessoas que queiram trabalhar por um mundo melhor, tive de criar meu próprio espaço para expor minhas reflexões e críticas. A segunda função do blog: Funcionar como válvula de escape, uma fuga do estresse cotidiano através dos meus pensamentos e palavras escritas. Quanto a continuar alimentando o blog, isso ainda é incerto. Primeiro vou ter que organizar meu tempo e me empenhar bravamente para o obter o sucesso esperado com o Barraco@dentro.

 Fale sobre seu curta.
Bom, o curta “TV Comunitária de Rua: Uma Boa Alternativa” foi produzido no ano de 2008 para conclusão do meu curso de jornalismo. Na verdade, é um documentário feito com a TV Tagarela, que tem como finalidade mostrar a importância desses tipos de iniciativas dentro de uma comunidade e também revelar como funciona e as dificuldades para se fazer TV comunitária. O legal é que acabei realizando um tipo de produção escassa no meio acadêmico.

 Voltando para o site: Como a galera faz para participar?
Minha intenção é criar uma rede com os blogueiros e com os sites que já atuam no meio comunitário. Não pretendo publicar somente o que é produzido pelo barraco, mas disponibilizar espaço para outras pessoas e intituições que partilham do mesmo ideal. O que estou propondo não é nada de novo. Isso é uma prática comum entre os blogueiros e os sites de esquerda que funciona com muito sucesso. De um lado aumenta o conteúdo e do outro aumenta a visibilidade. Vamos sempre estar receptivos à artigos, matérias, entrevistas, fotos, vídeos e também críticas pelo e-mail: contato@barracoadentro.com ou cleberaraujo@barracoadentro.com.

Uma mensagem para fechar bonito:
Só vamos viver numa pátria mais justa e mais fraterna quando o povo tiver a consciência de que a vida política não se vive apenas de quatro em quatro anos nas urnas, mas que é um dever e direito cotidiano de todos.



Fonte: barracoadentro.com
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados