Canal Comunitário
Sábado, 30 de Maio de 2020
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Passarela da Rocinha foi inaugurada na base da 'correria'
Funcionários trabalharam de madrugada para dar os últimos retoques. Por volta de meia-noite, o trânsito ficou congestionado no local. A retirada dos tapumes revelou resultado surpreendente
 Passarela da Rocinha foi inaugurada na base da correria As casas coloridas na Rocinha, junto à passarela projetada por Oscar Niemeyer / Foto de Marcelo Piu - O Globo

RIO - O calendário eleitoral, que limita a entrega de obras públicas a 30 de junho, esquentou a temporada de inaugurações no Rio nos próximos dias. Na próxima quarta-feira - quando a estátua do Cristo Redentor também será entregue -, serão inauguradas as duas torres de acesso aos elevadores que ligarão o Morro do Cantagalo, em Ipanema, à Estação General Osório do metrô. Neste domingo será a vez da passarela da Rocinha.

A emblemática passarela, projetada e doada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada às 10h deste domingo na presença de autoridades e lideranças locais. A obra, construída pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi finalizada junto à urbanização da entrada da Rocinha, cujas casas tiveram suas fachadas coloridas.

A passarela possui uma pista de quase 60 metros de extensão, com três rampas de acesso: uma sai da comunidade e duas ficam do outro lado da Estrada Lagoa-Barra. O ponto mais alto do arco fica a 20 metros da pista da estrada e a 14 metros do piso da passarela. Suas curvas lembram as do arco existente na Praça da Apoteose.

A obra foi de difícil execução, com estacas e raízes inclinadas a 40 graus, a 30 metros de profundidade. Isso sem contar o local em que elas foram feitas, com muita interferência, como redes de água e esgoto e de fios de alta tensão, cuja existência era desconhecida. A dificuldade aumentou na montagem da estrutura, por causa da sinuosidade do desenho, e foi preciso utilizar um concreto especial, cuja fórmula consumiu quatro meses de cálculos e estudos.

Na entrada da comunidade, aproximadamente 60 casas tiveram suas fachadas reformadas e pintadas nas cores amarelo, verde, branco, azul, lilás e vermelho. Além desta intervenção, 50 metros do valão existente na rua principal receberam uma cobertura, fazendo com que o esgoto não corra mais a céu aberto.

Moradores da Comunidade do Laboriaux, na Rocinha, protestaram na manhã deste domingo contra a remoção de 840 famílias que moram na região e pela reabertura da Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, fechada desde as chuvas de abril. A manifestação ocorreu no mesmo local onde a população aguardava o governador Sérgio Cabral para inauguração da passarela.

O governador Sérgio Cabral chegou com duas horas de atraso, acompanhado de vários políticos e foi recebido pelos moradores em clima de campanha. Mais cedo, uma moradora que usa cadeira de rodas reclamou da falta de acesso para cadeirantes na passarela. De acordo com a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), há dois acessos para cadeirantes, mas um está obstruído por um degrau. A previsão é de que seja liberado para passagem amanhã.

Um grupo de aliados e amigos do vereador Claudinho da Academia, que morreu vítima de infarto no dia 19, aproveitou o evento para homenagear o ex-líder comunitário e o governador, gritando "Claudinho, presente. Cabral, novamente". O governador falou com a imprensa cercado por moradores e prometeu continuar com o PAC nas comunidades carentes.

 Cabral garantiu que a Rocinha terá uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP): - Não temos ilusão de acabar com o tráfico, que é uma chaga em Londres, Paris, Buenos Aires... Mas vamos continuar combatendo. Nosso governo não faz acordo com o poder paralelo.

Fonte: Da Redação Rocinha.org com informações de Ludmilla de Lima, Simone Candida e O DIA Online
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados