Canal Comunitário
Segunda, 26 de Junho de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
A sucessão no governo do estado do Rio de Janeiro
Fernando Gabeira muda o cenário da eleição no Rio de Janeiro. Segundo turno é provável em todas as hipóteses
A sucessão no governo do estado do Rio de Janeiro

Foto: Tasso Marcelo/AE

Rio - A eleição para o governo do Estado do Rio de Janeiro, este ano, vai ser decidida no segundo turno, segundo as pesquisas eleitorais que circulam nos bastidores da política. A entrada do deputado Fernando Gabeira (PV) mudou o cenário político de uma eleição que era considerada assegurada para o governador Sérgio Cabral logo no primeiro turno.

Gabeira entra na disputa com o capital político de parte dos eleitores mais escolarizados e de maior faixa de renda, que votaram nele na última eleição para a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Na eleição de 2008, o prefeito Eduardo Paes ganhou por apenas 55 mil votos, talvez em função do feriadão da sexta-feira decretado pelo governador Sérgio Cabral.

No dia da eleição, estima-se que mais de 10% dos eleitores cariocas viajaram para as regiões dos Lagos e Serrana. Outra variável decisiva para a vitória do prefeito foi o apoio da máquina do governo.

Este ano, o deputado, na faixa de 20% de intenções de votos, vai embolar com o ex-governador Anthony Garotinho — se for candidato — que tem voto congelado mínimo de 23% de fiéis seguidores.

O fato novo da eleição é que o deputado concorre ancorado por dois candidatos à Presidência da República, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) e, provavelmente, pelo ex-prefeito César Maia (DEM), adversários da ministra Dilma Rousseff (PT).

O cenário é de segundo turno em todas as hipóteses. Gabeira submerso da mídia entrará nos debates no programa eleitoral combatendo os opositores e correndo por fora da raia, apostando no cansaço de Anthony Garotinho na reta final do páreo e como representante da “terceira via”. O placê é Sérgio Cabral com Garotinho ou com Gabeira? Faça sua aposta.



Fonte: Wilson Diniz, professor e economista
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados