Canal Comunitário
Quarta, 26 de Julho de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Observatório de Favelas e CUFA se unem em projeto cultural
Projeto "Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas" seleciona coordenadores e jovens
Observatório de Favelas e CUFA se unem em projeto culturalOrquestra Voadora no evento "Circulando: diálogo e comunicação na favela", Morro do Alemão. Foto: Rosilene Miliotti / Imagens do Povo

O Observatório de Favelas e a Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ) e patrocínio da Petrobras, iniciam as atividades do projeto “Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas”. A iniciativa inédita vai formar 100 jovens, com idades entre 15 a 29 anos, de cinco diferentes territórios - Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha - em produção cultural e pesquisa social. O objetivo principal é apoiar o desenvolvimento de ações no campo da cultura, que venham ampliar o reconhecimento do papel das favelas na construção da identidade da cidade.

O processo de seleção dos jovens começou ainda em dezembro, priorizando aqueles que já tenham qualquer tipo de atuação cultural em suas respectivas comunidades. Além das intervenções culturais criadas e executadas pelos jovens a partir do processo de formação, o projeto também prevê um curso de pesquisa social onde os participantes aprenderão a mapear os hábitos e práticas culturais dos moradores das cinco favelas. Com base nos dados reunidos por meio da pesquisa será criada uma Plataforma de Direitos Culturais no Território (PDCT), disponibilizada na Internet e também na publicação final do projeto, que terá por objetivo orientar a formulação de ações em cultura, por agentes públicos e privados, nas favelas contempladas.

“Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas” priorizará o fortalecimento de expressões culturais já existentes nestes cinco territórios, oferecendo aos jovens agentes culturais condições - através do conhecimento de técnicas de produção - para que explorem ainda mais suas capacidades criativas e articulem ações empreendedoras. Ao final do curso, os jovens serão certificados pela UFRJ como concluintes de um curso de extensão em produção cultural e em pesquisa social.

Legados para a cidade

Sobretudo, com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, é cada vez mais necessário que sejam criados mecanismos de integração dos diversos territórios da cidade. É central, assim, que as favelas participem dos processos que envolvem a realização destes eventos. Para isso, há que se garantir que o potencial criativo próprio das favelas colabore nas diversas heranças deixadas para a cidade pela passagem dos jogos de 2014 e 2016.

Neste contexto, o projeto “Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas” deixará para a cidade uma metodologia de mobilização social que visa produzir conhecimento e experiência nos territórios através da cultura. Com a formação a meta é oferecer uma educação complementar em que os jovens não apenas reproduzam, mas entendam as necessidades locais. O grande legado, entretanto, é registrar e potencializar expressões existentes nas favelas, nem sempre reconhecidas como práticas culturais.

  Acesse o edital e Ficha de inscrição para vagas de Jovens Agentes, clicando aqui.

Para dar conta de seus objetivos o projeto precisará contar com cinco supervisores de campo atuando no processo de pesquisa que ocorrerá nos cinco territórios. O trabalho vai ser desenvolvido ao longo de 10 meses.

Os interessados(as) em concorrer a vaga de supervisor(a) de campo devem ler o edital e preencher o formulário de inscrição, aqui.


Fonte: Divulgação SEC
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Nome
Postado 9/2/2012 03:55:49
Acabamos de criar um cntreo cultural, Condomínio Cultural, que vai abrigar arte, cultura e social.E vamos precisar de muita ajuda e informações.Nos vemos lá!
O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados