Canal Comunitário
Quinta, 25 de Maio de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Vestibular Rocinha prorroga prazo e facilita pedido de isenção de taxa de inscrição
Período vai até 5 de janeiro, quando terminam as inscrições. Alexandre Cardoso reuniu-se com líderes da comunidade para divulgar a faculdade na Rocinha
Vestibular Rocinha prorroga prazo e facilita pedido de isenção de taxa de inscriçãoInteressados em prestar o , mas que não têm condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 63, têm agora até o dia 5 de janeiro para requerer a isenção. A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) prorrogou o prazo, que se encerraria no dia 23 de dezembro, até o fim do período de inscrições para o vestibular, além de facilitar a concessão do benefício. Basta ao candidato apresentar a documentação necessária que comprove a falta de recursos no Polo Cederj da Rocinha, localizado no Complexo Esportivo da comunidade, que a isenção será deferida na mesma hora.

Nesta quarta-feira, 21, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, reuniu-se com lideranças comunitárias no Polo Cederj para explicar como funciona o método de ensino a distância e pedir ajuda na divulgação do vestibular entre os moradores da comunidade. Para obter a isenção da taxa de matrícula, o candidato precisa comprovar uma renda por capita mensal bruta, dos integrantes da sua família, de até R$ 960.

- O que a gente quer é que mais moradores da comunidade façam o vestibular e se envolvam, que as pessoas se encontrem nas ruas e falem de seus cursos e carreiras, do que estão estudando – disse Cardoso.

O secretário afirmou que o estado pretende criar um grande polo de conhecimento na Rocinha, com as faculdades semipresenciais do Cederj, o Pré-Vestibular Social, um Cetep, previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de fevereiro, e um CVT, ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Neste vestibular, estão sendo oferecidas 190 vagas para quatro cursos. Serão 50 vagas para Licenciatura em Pedagogia (Uerj), 40 vagas para Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), 50 vagas para Administração (Universidade Federal Rural) e 50 vagas para Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet). Os interessados em participar do vestibular também podem se inscrever pelos sites www.cederj.edu.br ou http://vestibular.cederj.edu.br.

Cursos gratuitos

Nos cursos universitários oferecidos pelo Consórcio Cederj, o aluno conta com material didático adaptado para esta modalidade de ensino e necessita comparecer ao seu polo de matrícula, pelo menos, uma vez por mês, para estudar em grupo, fazer pesquisas na biblioteca, usar o Laboratório de Informática, fazer as provas e também para tirar suas dúvidas com os tutores. Nele, tutores orientam os estudantes, em horas previamente marcadas, sobre o conteúdo das matérias. Além disso, o tutor incentiva a participação nas atividades e orienta o aluno para a metodologia da educação a distância. O aluno também pode tirar dúvidas por um telefone gratuito ou pela internet.


O Consórcio Cederj representa o ensino a distância das seguintes instituições públicas de ensino: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), sendo este recentemente integrado ao Consórcio.

A Fundação Cecierj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e tem como um dos principais objetivos levar ensino superior gratuito e de qualidade a todo o estado.

Pré-Vestibular Social


O presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowski, chamou atenção para o Pré-Vestibular Social, que terá 560 vagas para os moradores da Rocinha e comunidades do entorno, sendo 360 vagas no Ciep Ayrton Senna, aos sábados, e 200 vagas no Polo Cederj, no Complexo Esportivo, à noite, de segunda a quinta.

- Aqueles que não passarem na prova para este vestibular, que será realizada no dia 14 de janeiro, poderão se inscrever no pré-vestibular, que estará com as inscrições abertas até 8 de fevereiro, e assim ir se preparando para os próximos vestibulares, que acontecerão no segundo semestre e no ano seguinte – disse.

Segundo ele, por ser um projeto social, o prazo de requerimento de isenção na taxa de inscrição foi estendido e simplificado.

- As isenções serão concedidas na mesma hora, mediante a entrega dos documentos que comprovem a insuficiência do candidato, aqui, no pólo Cederj, de 13h às 21h – explicou.

Para se inscrever no Pré-Vestibular Social, os candidatos devem apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola informando que está matriculado no último ano do ensino médio; identidade; CPF; cópia de conta de energia elétrica, mostrando valor e endereço, e de outras despesas que o candidato julgar conveniente; cópia de comprovante de renda ou declaração de próprio punho informando atividade profissional e quanto ganha por mês; texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos.



Fonte: Vanessa Teixeira - Divulgação
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados